Ácido hialurônico  é a substância mais importante que compõe o líquido sinovial, que tem como principais funções a lubrificação da articulação, a absorção de impactos mecânicos, a redução do atrito entre as extremidades ósseas, as propriedades viscoelásticas, a eliminação de radicais livres e a regulação das atividades celulares. 

Quando é indicado?

O ácido hialurônico é infiltrado no interior das articulações por meio de injeções para cuidar da dor no joelho causada pela artrose em pacientes que já trataram com analgésicos e com outros tratamentos que não funcionaram bem. 

O joelho é o local mais comum de aplicações intra-articulares de ácido hialurônico, mas o procedimento também pode ser feito na artrose no quadril ou em outras articulações.

“A infiltração com ácido hialurônico parece funcionar melhor em pessoas com artrose leve ou moderada e o tratamento pode fazer sentido, especialmente, na tentativa de adiar um procedimento cirúrgico. O mais comum é utilizar a viscossuplementação para tratar a osteoartrose degenerativa, mas a técnica também pode beneficiar pessoas com outros tipos de artrite, como a artrite reumatoide.

Embora a infiltração com ácido hialurônico não restaure e nem substitua todas as propriedades e atividades do ácido hialurônico endógeno, aquele que é produzido pelo próprio corpo dentro da articulação, o procedimento consegue promover um alívio satisfatório e prolongado da dor e, consequente, melhora a função da articulação por meio de vários mecanismos, como o efeito anti-inflamatório, a restauração das propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, a indução da síntese do ácido hialurônico, a estimulação da proliferação de condrócitos (células que formam a cartilagem) e a redução da degradação da cartilagem. 

“Não se deve esperar que a injeção de ácido hialurônico alivie os sintomas imediatamente. Pode levar algumas semanas antes que comece a fazer diferença, porém o alívio dos sintomas pode durar por vários meses. Se a viscossuplementação for eficaz, pode-se repetir a injeção a cada seis meses”,

Agende Já sua Consulta! 

Forte Abraço. 

Dr. Paulo Souza

Terapia Regenerativa.