Infiltrações Articulares

26 outubro, 2024

As infiltrações intra-articulares são procedimentos utilizados  desde a metade do século passado e são instrumentos terapêuticos de grande valia para o paciente. 

Tratam-se de intervenções através das quais são introduzidas medicações de ação antiinflamatória dentro do espaço intra-articular através de uma injeção. Têm como maiores indicações quadros de artrite de difícil resposta à medicação oral (artrite refratária) principalmente se em poucas articulações.

As artropatias inflamatórias crônicas, dentre elas e principalmente a artrite reumatóide, são enfermidades que se não combatidas precocemente podem provocar lesão de todos os componentes articulares, inclusive do osso, o que pode promover além de dor, deformidades. Essas deformidades, por sua vez, irão contribuir para o prejuizo funcional do paciente.

O tratamento atual das artropatias inflamatórias baseia-se em estratégias múltiplas e agressivas na tentativa de evitar essas deformidades e conseqüentemente a incapacidade funcional que elas podem promover.

As infiltrações intra-articulares fazem parte do arsenal  para otimizar esse tipo de abordagem terapêutica. O efeito desejado é diminuir a espessura da membrana sinovial, membrana esta que reveste a grande maioria das articulações e que se encontra inflamada e aumentada de volume em pacientes portadores de artrite de qualquer natureza. Essa membrana sinovial inflamada, que na artrite reumatóide se chama pannus, é extrememente agressiva podendo invadir e destruir as estruturas articulares.

Várias são as medicações utilizadas nas infiltrações intra-articulares como corticosteróides, ácido hialurônico e radioisótopos, sendo esses últimos pouco utilizados no Brasil pelo alto custo e pelas dificuldades de importação. Os derivados do ácido hialurônico têm o seu uso indicado em articulações com artrose (osteoartrite), tendo efeito analgésico e antiinflamatório local.

De todas as medicações, os corticosteróides são as drogas mais utilizadas desde o surgimento dessa intervenção. São drogas com alta potência antiinflamatória que atuam na articulação inflamada promovendo diminuição da concentração de células inflamatórias da membrana sinovial acometida e de seus produtos lesivos.

Vários são os trabalhos que demonstram a efetividade do procedimento de infiltração intra-articular em tempos que variam de 90 dias a mais de um ano, dependendo da medicação utilizada, articulação infiltrada e tempo de repouso articular após infiltração.

Agende já sua consulta. 

Dr. Paulo Souza 

1193387-3149 

 

Mesoterapia Ortopédica

21 junho, 2024

É uma técnica minimamente invasiva onde são aplicadas microinjeções (injeções de pequeno calibre) ao nível intradérmico.

As substâncias injetadas diferem de acordo com o objetivo, possuindo diversas aplicações na atualidade. Veja mais informação em "indicações da Mesoterapia".

A mesoterapia é uma técnica no tratamento da dor, que consiste na aplicação intradérmica ou no tecido celular sub-cutâneo superficial de medicamentos. É uma terapêutica  que serve para efetuar o tratamento da dor e pode ser uma intervenção adjuvante com significado no programa de reabilitação,  intervenção  muito valiosa utilizando  medicamentos como por exemplo, o ácido hialurónico e a vitamina C, entre outros. 

A mesoterapia é utilizada no tratamento antiálgico da dor por patologia músculo-esquelética, tendinosa, ligamentar e muscular incluindo as lesões diagnosticadas em medicina desportiva.

 Enormes vantagens e ganhos quer em termos de saúde, sendo de execução simples, em sessões rápidas e espaçadas, de baixo custo económico e eficaz. Apresenta bons resultados no tratamento da dor quando comparada com os restantes tratamentos existentes.

Esta via de administração apresenta uma farmacodinâmica própria que permite a diminuição das doses e da frequência de administração associado ao prolongamento e duração do tempo de efeito, com redução da iatrogenia.

Agende uma Consulta, com tratamento rápido e eficaz no tratamento da dor crônica. 

 

Ácido hialurônico, quando é indicado ?

18 junho, 2024

Ácido hialurônico  é a substância mais importante que compõe o líquido sinovial, que tem como principais funções a lubrificação da articulação, a absorção de impactos mecânicos, a redução do atrito entre as extremidades ósseas, as propriedades viscoelásticas, a eliminação de radicais livres e a regulação das atividades celulares. 

Quando é indicado?

O ácido hialurônico é infiltrado no interior das articulações por meio de injeções para cuidar da dor no joelho causada pela artrose em pacientes que já trataram com analgésicos e com outros tratamentos que não funcionaram bem. 

O joelho é o local mais comum de aplicações intra-articulares de ácido hialurônico, mas o procedimento também pode ser feito na artrose no quadril ou em outras articulações.

“A infiltração com ácido hialurônico parece funcionar melhor em pessoas com artrose leve ou moderada e o tratamento pode fazer sentido, especialmente, na tentativa de adiar um procedimento cirúrgico. O mais comum é utilizar a viscossuplementação para tratar a osteoartrose degenerativa, mas a técnica também pode beneficiar pessoas com outros tipos de artrite, como a artrite reumatoide.

Embora a infiltração com ácido hialurônico não restaure e nem substitua todas as propriedades e atividades do ácido hialurônico endógeno, aquele que é produzido pelo próprio corpo dentro da articulação, o procedimento consegue promover um alívio satisfatório e prolongado da dor e, consequente, melhora a função da articulação por meio de vários mecanismos, como o efeito anti-inflamatório, a restauração das propriedades viscoelásticas do líquido sinovial, a indução da síntese do ácido hialurônico, a estimulação da proliferação de condrócitos (células que formam a cartilagem) e a redução da degradação da cartilagem. 

“Não se deve esperar que a injeção de ácido hialurônico alivie os sintomas imediatamente. Pode levar algumas semanas antes que comece a fazer diferença, porém o alívio dos sintomas pode durar por vários meses. Se a viscossuplementação for eficaz, pode-se repetir a injeção a cada seis meses”,

Agende Já sua Consulta! 

Forte Abraço. 

Dr. Paulo Souza

Terapia Regenerativa.